Vistoria Cautelar de Vizinhança

Vistoria Cautelar de Vizinhança

A vistoria cautelar de vizinhança, também conhecida como vistoria de vizinhança tem como principal objetivo documentar o estado pré-existente de um determinado imóvel, para prevenir eventuais conflitos e danos, tanto para os moradores locais quanto para o projeto em execução.

Trata-se de um processo essencial em qualquer obra civil. Deve ser realizada por profissionais habilitados como engenheiros civis e arquitetos, esta vistoria tem como objetivo analisar de forma detalhada as condições das edificações vizinhas antes do início de uma obra.

Por que realizar a vistoria cautelar? 

A vistoria cautelar de vizinhança é fundamental para prevenir ou evitar disputas e litígios desnecessários e garantir a segurança de todas as partes envolvidas. Ela atua de forma preventiva, identificando potenciais riscos estruturais que podem ser agravados durante o processo de construção.

Assim, a vistoria cautelar de vizinhança é uma ferramenta que protege tanto a construtora quanto os proprietários das edificações adjacentes.

Quando realizar a vistoria de vizinhança? 

Recomendamos sempre que a vistoria cautelar de vizinhança seja realizada para qualquer obra ou reforma, isso por que os custos envolvidos em uma vistoria cautelar são infinitamente menores aos prejuízos que não realiza-a pode causar.

A vistoria cautelar de vizinhança é para qualquer tipo de obra?

Imagine uma obra que não se atentou aos vizinhos e após gerar excessivas vibrações culminou em danos como trincas e fissuras nos imóveis dentro da área de influência de uma obra. Ora, quando se realiza uma vistoria cautelar de vizinhança, além de estar precavido e ciente das eventuais patologias já existentes nos imóveis vizinhos a obra, pode-se até ser válido rever a metodologia construtiva, isso pois, reparar ou até mesmo reconstruir danos causados em terceiros pode inviabilizar uma construção.

E essa situação pode ocorrer tanto em construções residenciais ou reformas de pequeno porte quanto em obras de infra estrutura de grandíssimo porte, seja qual for a obra é muito importante que a vistoria cautelar seja realizada.

Quais as etapas da vistoria cautelar de vizinhança? 

Determinação do Raio de influência

O primeiro passo em uma vistoria cautelar é identificar qual o raio de influência da obra, ou seja, qual a área que potencialmente a obra pode gerar impactos aos vizinhos. O que deve ser realizado por profissionais experientes.

Comunicação com os Moradores 

A comunicação com os moradores é uma das etapas críticas da vistoria, pois uma comunicação de forma errada pode impactar em uma negativa da vistoria o que não é interessante a nenhuma das partes

A Vistoria

A vistoria em si é onde ocorre o trabalho de fato, momento em que nossos técnicos engenheiros ou arquitetos se deslocam até os imóveis e realizam o registro fotográfico, analises, croquis e tudo o que for necessário para caracterizar corretamente o imóvel.

O Laudo de Vistoria

O laudo de vizinhança é nada mais do que o a compilação de todas as etapas anteriores, é como materializamos o que foi vistoriado.

Recomenda-se que um laudo de vistoria cautelar contenha ao menos as seguintes informações:

  • Identificação do Solicitante:  
  • Endereço:
  • Data da Vistoria:
  • Tipologia e Padrão Construtivo:
  • Idade:
  • Procedimentos
  • Patologias Observadas:
  • Estado de Conservação Geral do Imóvel
  • Relatório Fotográfico
  • Data do Laudo:
  • Assinatura do(s) Profissional(is) Responsável(eis)

Solicite seu orçamento

Para a realizar a vistoria de vizinhança e trazer uma maior segurança para sua obra, conte com a Esteves Engenharia, dispomos de profissionais altamente capacitados que poderão lhe auxiliar da melhor forma. Entre em contato através do nosso e-mail, telefone ou preenchendo o formulário.

 

Veja também:

Vistoria Cautelar de Vizinhança

Uso de Drones em Vistoria Cautelar

Solicitar Orçamento
Fale Conosco
Aguarde...